sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O Povo das Estrelas, os Filhos do Vento?

“O Mito da Origem”

Deus criou três bonecos: um homem demasiado cozido (um negro), um homem insuficientemente cozido (um branco) e um homem cozido como deve de ser (um cigano). Deus ofereceu várias coisas às suas três criaturas. O branco escolheu a charrua, o negro o arco e a flecha e o Rom bebeu uma grande taça de álcool e embebedou-se. O antepassado tinha escolhido a liberdade.

"O Mito da Errância"

Uma vez, os Ciganos, vá-se lá saber porquê (talvez por causa dos efeitos mágicos da sua arte sobre os espectadores ou devido ao seu carácter de eternos insubmissos) fizeram zangar Deus, o qual fez soprar um vento tão forte que os homens, os cavalos e as carroças ficaram dispersos. Quando a tempestade amainou, os homens olharam em volta e nem queriam acreditar no que os seus olhos viam: estavam em lugares e entre gente desconhecida e, em seu redor, ninguém sabia onde era o seu país, nem sequer se este jamais havia existido.

Retirados do livro "Ciganos aquém do Tejo":
http://www.acime.gov.pt/docs/Publicacoes/C
IGAN

OS/Ciganos_Aquem_do_Tejo.pdf


Estas duas pequenas histórias fazem parte da tradição oral do Povo Cigano que, como foi explicado numa outra história*, são uma cultura de tradição oral, ágrafa (sem forma escrita). E estas pequenas histórias, que têm passado ao longo dos séculos de geração em geração, permitem-nos, para lá da metáfora, conhecê-los um bocadinho melhor.

E escolhi estas e não foi por acaso. A partir delas proponho-me analisar e questionar as fronteiras entre os mitos e as realidades sobre este Povo. Situá-lo naquilo que é o seu modo de vida actual. E transmitir a forma como os preconceitos e a xenofobia da designada cultura dominante, através de mecanismos de controle social, os vão, paradoxalmente, empurrando para uma confirmação de mitos, que não é desejada pelos ciganos. Tarefa hercúlea a que me proponho e na qual espero ser bem sucedida. Vocês o dirão.

Começo pela errância, pelo nomadismo. Um pormenor curioso transmitido neste mito é que o nomadismo lhes acontece na sequência de uma zanga com Deus. O que me deixou a pensar que o facto de se terem espalhado pelo mundo não é consequência de uma qualquer vontade de o explorar, não está intrinsecamente ligado ao seu sentimento de Liberdade, sobre o qual fala o Mito da Origem.

Os Ciganos terão a sua origem no Norte da Índia*. É na sequência de inúmeras perseguições, julgamentos e expulsões, que iniciam um longo caminhar pelo mundo. Na Moldávia e na Valáquia (actual Roménia), os ciganos foram escravizados durante trezentos anos. Na Albânia e na Grécia pagavam impostos mais altos. Na Península Ibérica foram perseguidos, deportados ou executados pela Inquisição Católica.

Dos inúmeros exemplos destas perseguições, vou demorar-me num facto histórico: o Holocausto Nazi. Foram exterminados cerca de meio milhão de ciganos durante o Holocausto. Tive consciência desse facto com a EcoFormação do Nómada, aquando da exibição de um documentário sobre o extermínio de ciganos na Segunda Guerra, do qual recordo apenas o relato de uma cigana sobrevivente. E ela evoca o momento em que, no campo de concentração, lhes dão sabão para tomarem banho e lhes dizem que o mesmo era feito com a gordura dos filhos mortos. Em desespero, comeram o sabão, numa tentativa de manterem os laços com a família morta. E quem conta o acontecimento é o jornalista. Porque aquela mulher cigana é incapaz de o fazer, passados tantos anos. A dor, o choro, o sofrimento. Inimaginável…

E este momento em vídeo marcou-me. E deixou-me a pensar. Apesar de ter lido alguns livros sobre o Julgamento de Nuremberga e sobre este período negro da História, eu desconhecia o genocídio cigano no Holocausto. E como eu, provavelmente muitas pessoas no mundo. E porquê? Porque ignoramos nós este facto histórico? Não interessa? É mais cómodo não pensar sobre ele? Quando me perguntei sobre o porquê deste acontecimento, sem esquecer que não haverá nunca qualquer explicação lógica e racional para um genocídio, ocorreram-me as seguintes inquietações: os ciganos não representavam nenhum perigo bélico nem uma ameaça económica ou política. Foram exterminados por serem diferentes?

E regresso ao primeiro mito. O da origem. Os movimentos migratórios forçados obrigaram o Povo Cigano a uma caminhada em busca de novas terras onde pudessem viver em liberdade, mantendo os seus hábitos e costumes. Preservando a sua identidade cultural. Fechando-se, para sobreviverem.

São os povos nómadas os que mais experienciam um sentimento amplo de Liberdade. Não há espaço e tempo. Vive-se o momento. Tudo acontece agora. Não há fronteiras, apenas aquelas que são definidas entre eles, e tantas vezes invisíveis para nós. Neste contexto, a organização de uma comunidade alicerça-se nas redes de solidariedade. Nos afectos. Nos valores familiares. Nas normas de convivência harmoniosa. Normas rígidas, tantas vezes incompreensíveis para nós.

O Povo Cigano é o Guardião da Liberdade, li certa vez. O seu lema é: “O Céu é o meu tecto, a Terra a minha Pátria e a Liberdade a minha Religião”. Mas também li, noutras histórias passadas na tradição oral, sobre a inevitabilidade de voltarem à sua origem, à sua terra.

E volto a questionar-me. Os elementos com que tantas vezes os caracterizamos, descaracterizando-os, são intrínsecos a uma determinada cultura ou são consequências de um caminhar forçado e secular pelo mundo? E perante a sua História, pergunto-me se os mitos associados ao Povo Cigano não serão mais uma consequência de um nomadismo forçado, do que um desejo de liberdade inato, um temperamento emotivo inscrito num qualquer código genético…

A minha vivência com esta comunidade tem-me confrontado tantas e tantas vezes com estas questões. E tem-me obrigado a desconstruir preconceitos, tantas vezes romanceados na minha cabeça, sobre o Nomadismo e o viver a Liberdade. São pessoas que repetem, sem que os escutemos verdadeiramente, somos Portugueses!!! A dizerem-nos com isto que pertencem a um lugar, não são errantes no mundo. O seu nomadismo, o seu longo caminhar, reflecte-se na sua vivência quotidiana. Porque assim o viveram durante séculos. E observo isto na forma como educam os chaborilhos, em liberdade, na rua. De improviso. O que vai acontecendo no dia a dia é aproveitado para a transmissão de valores. Espontaneamente.

Observo isto na forma como vivem o espaço público. Para nós, um espaço gerido por regras, mais ou menos racionais. Construímos Parques Urbanos, verdinhos até ao desespero, mas não podemos pisar a relva. Construímos urbanizações gigantescas, caixotes de prédios, gritamos por espaços públicos, de lazer e de convívio com a vizinhança, e depois enfiamo-nos em Centros Comerciais aos domingos à tarde.

E criticamos os ciganos porque ocupam o espaço público, fazendo dele uma extensão da sua casa. E organizam festas, convivem. E as suas casas, sempre de portas abertas… Nunca, em dez anos de trabalho, me foi recusada a entrada numa delas. O convite pronto à conversa.

E a vivência do tempo. O agora. A dificuldade em gerir orçamentos a prazo. O que se ganha hoje, é gasto hoje. O amanhã não existe. Como me dizia a Olga Mariano, Presidente da AMUCIP, para os ciganos “chapa ganha, chapa gasta”. Resquícios de um nomadismo secular forçado.

Este nomadismo apenas o vislumbramos nestes pequenos comportamentos. Não há ciganos nómadas, hoje. Em Portugal, a Comunidade Cigana acedeu apenas na década de 90 à habitação social. A uma morada fixa. E portanto estamos a contrariar a mais de cinco séculos de nomadismo no nosso país, pouco menos de duas décadas de sedentarização.

É neste contexto que a “cultura dominante” exige aos ciganos o cumprimento dos seus deveres de cidadania, quando só muito recentemente tiveram acesso aos seus direitos enquanto cidadãos. E esperamos não só que cumpram, mas que se adaptem. Que sejam iguais a nós. E esquecemos todo um passado que não é igual ao nosso.

E é com assombro que me apercebo de que eles, mais do que ninguém, têm conseguido mudar e adaptar-se. Neste caminho com pouco menos de duas décadas foram eles que fizeram o movimento de vir ao nosso encontro, “surfando a mudança”**. Têm vindo com uma rapidez impressionante a adoptar as nossas estratégias de sobrevivência social, exigindo direitos.

Estive recentemente num Encontro sobre Ciganos, em Coimbra. Uma Técnica de um determinado serviço autárquico explicava que, na atribuição de casas a ciganos, avisavam a família no dia antes, senão “eles organizavam imediatamente um abaixo-assinado”. Então? O exercício da cidadania é quando nos convém?

E falemos do cumprimento de deveres. Aos ciganos é-lhes vedado o acesso ao emprego e à habitação própria, porque ninguém dá emprego a um cigano e ninguém vende uma casa a um cigano. E, portanto, encurralamos esta comunidade na venda ambulante, na habitação social, na dependência dos subsídios do estado. E a seguir, chamamos-lhes “pobres e mal agradecidos” ou “parasitas sociais”. Então? O exercício da cidadania é quando nos convém?

Volto atrás. Não há ciganos nómadas em Portugal. E acrescento. De livre vontade. Famílias existem que ainda não tiveram acesso a uma habitação. E que andam pelo país, de terra em terra, como os seus antepassados, acampando por períodos de 48 horas, o máximo permitido por lei. Depois são expulsos pelas Autoridades locais ou pagam coimas de 600 euros.

Famílias a viverem em matas, a fazerem círculos de viagens entre o Baixo e o Alto Alentejo. Famílias com crianças, que apesar da sua vontade em ir para a escola não o podem fazer. Não se tecem laços de confiança que permitem aprender nesta escolarização de 48 em 48 horas… Crianças com problemas de asma, por viverem em condições sub-humanas. A apanharem sarna, em pleno século XXI!

E temos ainda famílias como as que vivem no Bairro das Pedreiras em Beja. Um Bairro, um aglomerado de casas térreas, junto de tendas. Cercado por um muro de três metros de altura, para que a cidade não os veja. Longe da vista… Pessoas forçadas a viver como bichos! Perto do Bairro, um Canil que apresenta melhores condições. Pelo menos, a rede que o cerca permite que os bichos vejam o exterior…

Nestas casas, construídas com materiais de qualidade duvidosa, vivem cidadãos portugueses, ciganos, que pagam uma renda. Sem acesso a água quente. Afastados dos principais serviços, andam quilómetros para acederem aos bens básicos. Perto do Bairro, uma linha de caminho de ferro utilizada por uma fábrica de cimento. O recreio das crianças que ali moram. Neste contexto, estas famílias têm saudades das barracas onde moravam…


Quando tratamos as pessoas como bichos, elas têm tendência a comportarem-se como tal. Famílias forçadas a serem nómadas. E, assim, num paradoxo justificado pela manutenção da “ordem social”, confirmamos os mitos de uma comunidade, que mais não tem feito senão combatê-los, procurando adaptar-se, surfando a mudança…

(Nesta história, dois agradecimentos especiais. À Myrna, sempre!, também ela "grilinho da consciência". E ao Bruno Gonçalves, da Associação Cigana de Coimbra, que foi "os meus olhos" numa história que não vi e não vivi. Um Olé com Duende para ambos!)


*Ver “Payos, Paillos e Senhores”, de 25 de Outubro de 2008.

** Surfar a mudança: fluir no seu dorso, decidir no contexto do momento, das necessidades e dos desejos mais imediatos e aspirar aos seus ganhos também mais imediatos. Trata-se de uma táctica sem estratégia, importando sobretudo o vencer de batalhas, dada a mais-que-humana dimensão da guerra (da sobrevivência).

“Ciganos e Cidadania(s)”, Mirna Montenegro (2007). Caderno nº9 do ICE

http://www.iceweb.org/cadernos_ice9.html

6 comentários:

Anónimo disse...

LABAREDAS NA MINHA RUA

Na madrugada, labaredas e gritaria
Estremunharam a vizinhança…
Tudo na rua, tudo correndo,
Tudo expectantemente estupefacto…
O espanto, a mágoa, a desorientação…
Duas famílias ficaram sem tecto,
Sem haveres, sem nada
Apenas as vidas, suspensas no tempo
E a vizinhança zangada só dizia:
«É bem feita… Só tinham é que sair daqui!»
Ao amanhecer,
Ainda pasmados
Olhavam as cinzas
Escutavam os rumores:
«É bem feita… Só tinham é que sair daqui!»
Nem com a desgraça alheia
Os corações se olham ao espelho
E mesmo diante de uma Igreja
Onde se apregoa o bem
Só o mal se deseja…
Na minha rua, bem no cruzamento da tua rua,
Existem os outros que não queremos por perto.
Quando é que seremos capazes
de aprender a viver juntos,
de reconstruir juntos um novo sentir…

Mirna Val-do-Rio
26 Agosto 2006

Anónimo disse...

O poema anterior foi feito nos recaldos de um incêndio (por ter explodido uma garrafa de gás) que destruiu 3 barracas onde viviam 3 familias ciganas que moravam perto da minha casa, junto a um depósito de gás natural!
Esta familias reconstruiram as suas barracas, agora numeradas pela Câmara, e ainda hoje aguardam um realojamento social!
Há já várias gerações que vivem aqui nestas condições...!

Anónimo disse...

Foi na Universidade que tive a noção de que o Holocausto não foi exclusivamente destinado aos judeus. Intelectuais, artistas, políticos, homossexuais, deficientes e outros povos considerados inferiores tinham destino igual aos dos milhares de judeus que morreram nos campos de concentração. Os ciganos estavam entre os ‘indesejados’ e tiveram o seu holocausto, mas não o contaram ao mundo. Porquê?
Os judeus recusaram-se a calar este massacre, depois de séculos de mortes e perseguições. E as comunidades ciganas contaram a sua história? Ou será que não as ouvimos?

Anónimo disse...

Os ciganos contaram a sua história do Holocausto e da sua escravatura nos paises de leste através da União Romani Internacional e Espanhola e, nomeadamente através de alguns deputados europeus ciganos, mas ninguém quer ouvir, porque continuam a ser um povo que nos olha nos olhos e nos incomoda com as suas verdades nuas e cruas!

La Payita disse...

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,3890213,00.html

Neste link está um artigo de Dezembro de 2008, sobre o início da construção de um monumento às vítimas ciganas do Holocausto. Um reconhecimento admitido como tardio... É um começo.

Não sou grande conhecedora da História. E aquilo que li sobre o Holocausto, interpretei-o sempre mais numa perspectiva humanista do que histórica. Quero eu dizer que não me debrucei muito sobre as explicações hitóricas, políticas e sociais do assunto. Penso que pelas razões que escrevi no post. Não há justificação lógica e racional para um genocídio e, portanto, é saber que aconteceu para nunca mais esquecer. Para que não se repita.

Mas existem de facto razões políticas e económicas e sociais por detrás destes acontecimentos. Existem sempre!

A verdade é que os ciganos sempre foram ao longo da sua História vítimas de perseguições e execuções. E estes factos históricos são pouco divulgados. Porque nos incomodam, penso eu. Sempre nos incomodaram... Porque quando sabemos, temos de perguntar porquê? E a resposta incomoda...

Depois, é dificil que um grupo de pessoas conte a sua história e seja ouvido, quando falamos de um grupo cultural que se encontra disperso pelo mundo, paradoxamente fechado e encurralado... Não os ouvimos, de facto. E é fácil não os ouvirmos...

... Não os ouvimos em tantas coisas. Não são um grupo de influência política e económica. Estão sempre no "avesso do cenário"...

E repito: não percebo nada de História. É apenas o que eu penso. Olho para o Mundo em que vivemos e cada vez mais as "vozes colectivas" que são ouvidas, são vozes com Poder. Económico e político.

E repito e repito... Nada justifica um genocídio. NADA! E podemos olhar para os números dos mortos, judeus, ciganos, arménios, homossexuais, políticos,...

São incompreensíveis, para lá do cardinal...

Anónimo disse...

Gostei particularmente deste post. A começar pelas duas lendas (gosto particularmente de lendas). Em seguida leva-nos a uma reflexão pela errância e nomadismo dos ciganos. De livre vontade ou, afinal, resultado de alguma segregação que sempre sofreram?
A única certeza que temos é a de que, ao longo da história e em diferentes culturas e em diferentes momentos históricos, os ciganos foram alvos de discriminação e perseguições, designados com epítetos pouco ou nada abonatórios e dignificantes. Sempre associados a actividades igualmente duvidosas e destinadas a enganar.
Curiosamente, Bram Stoker coloca-os como ajudantes do Conde Drácula (já que se fala em Moldávia e Valáquia), ou seja, a cargo das forças diabólicas e do Mal.
O que é lamentável é não nos podermos referir a situações destas como algo exclusivamente do passado.
Acerca do seu extermínio em campos de concentração nazis, era algo que eu sabia. Mas o relato aqui citado, passado num desses campos onde "em desespero, comeram o sabão, numa tentativa de manterem os laços com a família morta", confesso que me marcou.
E sobre o Holocausto não podia deixar aqui outra palavra que não fosse de repulsa e condenação.
Creio que o genocídio dos ciganos não teve tanta divulgação e impacto precisamente por não constituirem nenhum grupo "significativo" ou que tivesse consigo nenhuma mais valia política e económica, a ponto da comunidade internacional lhes dar a devida atenção. Aliás, comecei por dizer que sempre foram discriminados ao longo do tempo e em diversas sociedades, em diferentes momentos históricos. Eram nómadas, talvez também procurem a sua Terra Prometida, mas estão longe de ser considerados um Povo Eleito.
E assim, continuam a percorrer o seu caminho, com uma capacidade de adaptação muito maior do que aquela que habitualmente lhes atribuimos.
Mas muito há a fazer e a inclusão e aceitação da diferença é um esforço que requer bilateralidade. E que a mudança seja "surfada" em conjunto.
Obrigado Payita por mais este despertar de consciências.
LB