segunda-feira, 18 de maio de 2009

Bela Vista: Reflexões sobre Bichos Raros


Reflexão nº1


Para além da revolta e de alguma tristeza, tenho andado a reflectir sobre tudo o que aconteceu. Toda esta teconologia que nos permite comunicar com tudo e todos contem sérias armadilhas em que a nossa sociedade cai consecutivamente. Nada substitui o frente a frente, a profundidade das relações humanas e toda a riqueza e conhecimento que retiramos delas. Nada pode substituir os nossos sentidos e o que apreendemos através deles. Directamente e sem filtros (a não ser os que temos cá dentro).
A tecnologia e tudo o que dela advém é de facto extraordinário e serve-nos em muitos campos. Mas NADA pode substituir o contacto humano.


Reflexão nº2

A ignorância em relação a tudo o que diz respeito à área social é assustadora. Pouca e má informação fazem com que o "comum cidadão" possa ser facilmente manipulado quando falamos de algo que se insere na área social.
Na faculdade madrilena onde fiz o mestrado chamavam aos antropólogos "bichos raros". Olhei para nós nesta situação e pensei: aqui está um belo grupo de bichos raros!
E assim é: os bichos raros de alma e profissão continuam a trabalhar com os bichos raros da vida e tudo isto passa completamente ao lado... a não ser quando algum bicho raro ameaça a serenidade...


Reflexão nº3

O Medo. Necessário à sobrevivência, é mais um elemento básico da nossa existência passível de manipulação. O medo, escrito nas faces daqueles que nunca abandonaram o seu caminho para olhar os outros. Para perceber, que nas mesmas condições, seriam o outro com certeza e que as distâncias não existem. Está tudo ligado. Estamos todos ligados. Somos todos responsáveis.
Enquanto não percebermos todos este simples facto da vida, nada vai mudar.


Reflexão nº4 ou "A ira do povo":

"Ai menina, desculpe lá, Deus me perdoe que eu sou católica e para mim todo o ser humano é igual, mas... uns nascem de boas barrigas outros de más. Sim que eu bem as vejo no café o dia todo a comer tostas mistas. Isto tudo à conta do rendimento mínimo, quer dizer, dos nossos impostos. Não deviam dar dinheiro a essa gente. Elas não querem saber dos filhos, querem comer e beber. Desculpe lá, mas é a pura das verdades, Deus me perdoe!"

Deus lhe perdoe mesmo minha Sra!


Reflexão nº5

Ligação directa à Juke:

http://catsjukebox.blogspot.com/2009/05/redemption-song.html


Catizzz
http://catsjukebox.blogspot.com/


Sem comentários: