quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Um Espaço Aberto... Fechado.


"Um Espaço Aberto... Fechado? Não, porque o Espaço Aberto nunca foi um espaço físico. Foram as Pessoas que o construíram, ao longo do caminho, aproveitando os "corredores de liberdade". Um espaço de afectos e ideais. Um ACREDITAR."

Retirado da história "Um Espaço Aberto... Fechado?", penada em 18 de Novembro de 2008.
http://pachadrom.blogspot.com/2008/11/um-espao-aberto-fechado.html


E assim aconteceu. Fecharam o espaço fisico. A Educação Informal e Não Formal a serem mais uma vez atropeladas por políticas educativas autistas e inflexíveis...

Mas nós não abandonamos a ideia. Enquanto houver crianças e jovens que chamem por nós, que nos digam "Estou aqui!"... Nós cá estaremos, surfando as mudanças, sentindo com força este pachadrom. Como sempre o fizemos.

O Espaço Aberto foi, é e sempre será um espaço aberto a todos e para todos. Um espaço de entendimentos, de entrelaçar de relações, entre miúdos e graúdos.Um Olé com Duende para todos!

E porque, dizem, uma imagem vale mil palavras... Deixo-vos com alguns momentos do caminho percorrido até aqui. E com um Até Já!

(Um agradecimento especial ao Duo Dinâmico e à Rapariga da Corda, pelo apoio técnico. Gracías!)



























































8 comentários:

Anónimo disse...

Estou de lágrima no canto do olho...

Maria (para os amigos) do Cio

Anónimo disse...

Daqui a uns anos (poucos), estaremos a reinventar um novo Espaço Aberto (II), continuando nas sendas das margens, que a força das águas teima em empurrar para os lados...! É apenas um ciclo, ou melhor, um parenteses ... ) que se fecha à espera que se abra outro (...

Anónimo disse...

O Espaço pode ser fechado, o território até pode ser reinventado e ocupado, mas uma certeza tenho, essa ninguém a tira! Os afectos, as emoções, a felicidade, as alegrias e as lágrimas são só “nossas”. Por muito despotismo que possa existir, há coisas que felizmente ainda não podem tirar, refiro-me a nossa capacidade de dar e receber. Falo da nossa persistência, aquela de todos os dias, quando pegamos nas nossas “armas” e lutarmos pela indiferença. Olhamos para o lado e verificamos que ainda há muito a fazer, por isso, não desistimos! Apesar dos obstáculos, apesar dos abismos… -Hasta siempre, Espaço Aberto.
EC
Duo Dinâmico

Anónimo disse...

o que é preciso é continuar a ABANAR A ANCA e que a MALTA nao desmobilize, o EA tem continuado para mim, que ainda vou encontrando a vizinhança todos os dias,e quando não os encontro eles fazem questão de me ir tocar a porta :)
A LUTA CONTINUA!!!!

David Fernandes disse...

Porque não podemos ser crianças para sempre?
Porque não podemos continuar para sempre a acreditar que tudo é magia e encanto? Sim, porque mesmo na pobreza e na fome as crianças têm esses dom, o dom de quando em vez, entrar num mundo só delas onde tudo é belo, onde o céu se mistura com mar e o mar com os sonhos, onde os rios são de ondas coloridas…
Acredito que cada um de nós guarda uma pequena criança dentro do peito, e que de quando em vez, salta para fora e nos faz rir sem controlo, correr sem destino e gritar sem querer saber quem nos ouve…

Mas o que nos faz perder isso? O que transforma os nossos gritos em gritos mudos?

São eles!!! Esses outros que vivem vidas encenadas, neste drama, o palco da vida!
Dizem-se donos do conhecimento mas do maior conhecimento que é amor, pouco ou nada revelam saber!! Decidem, fazem leis e decretos, julgam-se donos da Terra!! Mas estão cada vez mais distantes de tudo e de si mesmos!!

Tenho lutado, um pouquinho, para tentar remediar isso mas existem dias que esses outros me deixam triste e cansado. Felizmente, para compensar, existem outros momentos, como ver este blog, ler estas histórias, de Bravos Guerreiros que se unem e lutam lado-a-lado.

A eles, a ti Vanda, eu aplaudo de pé.
A todos, eu grito: Obrigado!!

E Vanda, chefinha, por seres como és, é um orgulho para mim conhecer-te!!
Nunca deixes de lutar e acreditar, mantém essa tua chama acesa, mesmo que a tentem apegar!!!

Porque como disse uma pequena menina;
“Ayyy… Então pra quêi? O mundo vai acabar…!!!”.

É verdade mas até lá ainda temos muito para dar!!

Beijo

David (o tomsawyer)

PS: sempre que precisares de ajuda para vender as tuas “t-shirts”, diz…

catizzz disse...

Parei em cada foto... acompanhei mais ou menos de perto muita coisa. Tanto trabalho e investimento! Tantos sorrisos! Desejo, para bem de todos, que os espaços continuem abertos, sempre! Fechou-se uma porta, é verdade. Segundo a tradição, algures terá sido aberta uma janela. Resta encontrá-la!

Anónimo disse...

pois é, o EA para mim continua mesmo, ontem já de noite passeava o canito quando fui supreendido por 3 amigos nossos, vinham apressados e com ar preocupado.
Perguntei se estava tudo bem...mas havia um problema... tinham um magalhães mas aquela merda nao gravava os videos e queriam meter musicas e aquilo não tinha ligação à internet, pois a internet é a pagantes que isto dos computadores de baixo custo dão sempre milhoes a ganhar a uns quantos.
pedro desculpa ter entrado no teu atelier, mas não estavas por perto e sabes como é que eles são..aquilo tem de ser ..JÁ! senao perde a piada :)
tentei gravar os videos mas a merda do computador do socrates não vale mesmo um caracol. Ficou prometido que os ajudava a piratear musica para o magalhães e marcámos atelier de pirat...INFORMATICA para um outro dia.
bjs
M

Anónimo disse...

Caro M,
Tás à vontade. É da maneira q alguem usa os computadores. Boa Pir... Boa Informática!

Abraço,

Pedro.

Abraço a todos os barões, ramos, fonseca, semedo, moreira e todos os outros que tive o prazer de conhecer e acompanhar. Obrigado! A nossa convivência foi (e é) a minha riqueza.